Facebook Pixel Fallback
  1. O que está acontecendo na Toyota
  2. Fique por dentro
  3. Entenda a diferença entre tração dianteira, tração integral

Entenda a diferença entre tração dianteira, tração integral e 4x4

É possível que você seja bastante familiarizado com as expressões "tração dianteira", "tração traseira" e "4x4", mas não entenda com exatidão...

É possível que você seja bastante familiarizado com as expressões "tração dianteira", "tração traseira" e "4x4", mas não entenda com exatidão o que isso representa no seu Toyota.

Por definição, tração é uma força de contato que é transmitida através de um meio físico capaz de puxar ou tracionar corpos distantes. Quando trazemos isso para o modo como um carro funciona, é correto dizer que a tração é a tração é a força que o motor transmite para as rodas, afim de fazer o carro se mover. Atualmente, nos modelos oferecidos pela Toyota no Brasil, existem três tipos de tração, a dianteira, a integral e a 4x4. 

TRAÇÃO DIANTEIRA (FWD)

A tração dianteira, conhecida pela sigla FWD (forward wheel drive), é a mais comum no mercado nacional. Nela, a força motriz do carro fica localizada das rodas dianteiras, abaixo do motor, aumentando o espaço interno do veículo e reduzindo a chance de deslize em curvas e arrancadas. A tração dianteira está presente nos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris. Agende já seu test drive!

TRAÇÃO INTEGRAL (AWD)

Em veículos com tração integral, também chamada AWD (all wheel drive), a tração é distribuída igualmente nas quatro rodas e controlada eletronicamente conforme a demanda do veículo. Ao contrário da tração 4x4, a tração integral não possui a opção de ativação/desativação. O único veículo da Toyota com tração integral é o RAV4. 

TRAÇÃO 4X4 (4WD) 

Presente em veículos com característica off-road, a tração 4x4 ou 4WD (4 wheel drive) funciona da mesma forma que a tração integral, com a diferença de ser acionável por botão ou alavanca. Os veículos vem equipados com tração dianteira ou traseira e, quando o terreno exigir, a tração pode ser distribuída nas quatro rodas, ajudando a transpor terrenos acidentados e obstáculos. É o caso dos modelos Hilux e Hilux SW4, líderes do mercado no segmento. 

Agora que você entende mais sobre tração automotiva, que tal correr para a Toyota Mori Motors e sair de carro novo? Venha nos visitar em Bauru ou Jaú.